quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Android

Android é o nome do sistema operacional baseado em Linux que opera em celulares (smartphones), netbooks e tablets.


O funcionamento do Android é idêntico a outros sistemas operacionais (como Windows, Mac OS, Ubuntu, entre outros), cuja função é gerenciar todos os processos dos aplicativos e do hardware de um computador para que funcionem perfeitamente.

A diferença é que o Android foi impulsionado pela Google para ser operado nos seus próprios dispositivos móveis e, desta forma, entrar na concorrência com outros sistemas operacionais dominantes como o Symbian (dispositivos Nokia), iOS (dispositivos Apple, como iPhone) e Blackberry OS.


Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias.




Quem usava Android?


O primeiro celular a executar o sistema Android foi o T-Mobile G1 (HTC Dream), fabricado pela Google, juntamente com a HTC, em 2008.


Em 2010, a empresa Google, em parceria com a Samsung, lançou a série Nexus, com os modelos Nexus One, Nexus S e Galaxy Nexus.



Vantagens:

Uma das principais vantagens do sistema Android é a integração dos serviços Google a partir de uma conta Google que o usuário já possua. 

Outra vantagem é o Android Market, a loja oficial dos aplicativos, que oferece uma infinidade de aplicativos gratuitos.


Caracteristicas

Com o lançamento do SKD, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.

Handset layouts

A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGAmaiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGlass especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de Smartfhones.

Armazenamento

É utilizado SQLite para armazenamento de dados.

Mensagens

Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens

Máquina virtual Dalvik

Aplicações escritas em Java são compiladas em Bytecodes Dalvik e executadas usando a Maquina Virtual Dalvilk, que é uma maquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.


Multimídia

O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3 e AAC.
Suporte Adicional de Hardware

O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensivel ao toque, GPS, acelometros, e aceleração de gráficos 3D.
Ambiente de desenvolvimento (SDK)




Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE)  (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).

                            


Versões:

As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em Ingles) e seguem uma lógica alfabética:

1.5: Cupcake (Abril de 2009 com a última revisão oficial a maio de 2010)
1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
2.0 - 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
2.2: FroYo (Frozen Yogurt - Maio de 2010, com a última revisão oficial em 2011)
2.3: Gingerbread (versão lançada em dezembro de 2010)
3.0 - 3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em  2011)
4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em  2011)
4.1 - 4.2 - 4.3: Jelly Bean (Versão principal, lançada em 2012, com atualização recebida em  2013)
4.4: KitKat (última versão lançada em 2013 junto com o novo smartphone do Google)




Windows 8

O Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor doWindows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer,diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova,adaptada para dispositivos sensiveis ao toque.
A Microsoft lançou o Windows 8 Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012. No dia 31 de maio de 2012 , foi liberada para download a versão Windows 8 Release Preview. A versão final foi lançada mundialmente em 26 de outubro de 2012.



Quantos usam Windows 8

A Microsoft divulgou recentemente que mais de 100 milhões de licenças já foram vendidas. Porém, segundo a Moor Insights & Strategy, as 100 milhões de licenças a que a Microsoft se refere foram despachadas para o mercado, mas não foram, necessariamente, ativadas. Se levarmos em consideração somente o número de usuários ativos, o volume cai para cerca de 59 milhões de licenças vendidas.Segundo dados da StatCounter, o Windows 8 representa cerca de 5,94% dos usuários mundiais, ainda muito longe do Windows 7 que é líder, representando 52,62% dos usuários mundiais. O Brasil, até então, é o país que mais utiliza o Windows 8. Segundo dados da StatCounter, o Windows 8 representa 8,2% dos usuários Brasileiros, ainda assim, longe do Windows XP e Windows 7 que representam, respectivamente, 19,28% e 66,13% dos usuários brasileiros.

Características

Tempo de inicialização

O Windows 8 possui um boot(inicialização) cerca de 30% a 70% mais rápido do que nas versões anteriores, podendo chegar a iniciar em apenas dois segundos. Em agosto de 2011, a Microsoft solicitou à United States Patent & Trademark Office, o serviço de patentes dos Estados Unidos, o registo de um sistema chamado "Fast Machine Booting Through Streaming Storage" (máquina de rápida inicialização através de armazenamento streamming).

Internet Explorer 10

O Windows 8 inclui o Internet Explorer 10 na sua nova interface e na interface Desktop. O visual do Internet Explorer é mais simples e o navegador é mais rápido. Foi totalmente redesenhado, mas a sua versão Desktop teve poucas mudanças, quando comparada com a versão 9. Já a inclusa na Interface renovada do Windows 8 é mais simples, com menos botões e foi feita uma grande reorganização.
Esta versão é a sucessora do Internet Explore 9 a antecessora do Internet Explorer 11, que acompanha o Windows 8.1

Compatibilidade com o Windows Phone

Segundo o CEO da Nvidia, em entrevista ao CNET, que alguns dos apps feitos para Windows Phone serão compatíveis com o Windows 8 (na nova interface). Referiu também que esta compatibilidade "É uma maneira também de estimular os desenvolvedores a criarem novos aplicativos para o Windows Phone".

Reconhecimento de voz

A Microsoft está planeando adicionar a tecnologia Tellme no Windows 8, capaz de realizar comandos por voz . Esta tecnologia já está presente outros aparelhos da marca como kinect, Xbox 360, Windows Phone, Azure entre outros.

Suporte a Flash Player

Depois da Microsoft afirmar que o Windows 8 não teria de forma alguma a compatibilidade ao Adobe Flash Player, a empresa voltou atrás e colocou o suporte ao plugin. Além disso, uma parceria feita pela Microsoft e Adobe fará que o Flash tenha atualizações automáticas pelo Windows Update. O Flash agora é um dos únicos plugins que deve funcionar no novo sistema e no Internet Explorer 10. É provável que em versões futuras o Adobe Flash Player não seja mais suportado pelo sistema operacional.

Suporte para USB 3.0

Foi confirmado o suporte para USB 3.0 no Windows 8, garantindo mais velocidade nas cópias e transferências de arquivos do computador para dispositivos móveis. Além disso, algumas partes da cópia e transferência de arquivos foram melhoradas.

Windows To Go

Com um recurso chamado de Windows To Go, é possível executar o Windows 8 inteiramente a partir de um Pen Driver ou de um disco rigido externo. Tem como foco os usuários corporativos, que podem inicializar seu próprio sistema onde forem. A "desvantagem" fica por conta do fato que os discos internos do computador "host" não são acessíveis através do Windows to Go; o mesmo vale para a partição do Windows to Go quando o dispositivo estiver em um computador com sistema operacional em execução. Esta função está disponível somente no Windows 8 Enterprise.



Versões

Windows RT 8

O Windows RT, que é uma versão do Windows para sistemas com Arquitetura ARM, só suporta aplicativos incluídos com o sistema (como uma versão especial do Microsoft Oficce 2013), fornecidos através do Windows Update ou pela Windows Store, para garantir a qualidade dos aplicativos disponíveis em ARM. O Windows RT não suporta a execução de aplicativos IA-32 ou x64.A loja de aplicativos do Windows pode ser compatível entre Windows 8 e Windows RT, ou compilado para suportar uma arquitetura específica.

Windows 8.1 RTM

Em 17 de Outubro de 2013, foi lançado o Windows 8.1, que é uma a(c)tualização do Windows 8, que traz várias novidades e aperfeiçoamentos, como:
O recurso de fazer login diretamente na Área de Trabalho sem entrar na tela inicial.
 O Botão Iniciar, que além de levar para a Tela Inicial, com um clique no botão direito do mouse, permite acessar um menu com recursos semelhantes aos do antigo Menu Iniciar.
A opção de manter o mesmo plano de fundo na área de trabalho na tela inicial tornando a transição mais leve.
A adição de novos tamanhos de blocos na Tela Inicial.
Na tela de bloqueio do sistema, uso de webcam e outros aplicativos.
melhor gerenciamento de disco.

Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional:


O Windows 8 para processadores com IA-32 e X64 executa mais softwares compatíveis com versões anteriores do Windows, com as mesmas restrições que o Windows 7: 64-bit Windows 8 executa o software de 64-bit e 32-bit e 32-bit do Windows 8 é capaz de executar o software de 32 bits e 16 bits (embora alguns softwares de 16 bits possam exigir configurações de compatibilidade para ser aplicada, ou não funcionar em todos).

Windows Seven

Windows 7 é uma versão microsoft windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptop tablets e PC's de centros de mídia, entre outros. Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor,Windows Vista.

Características
O Windows 7 tem suporte a processadores de 32bits e 64bits, e compatibilidade de drivers e aplicações garantida com o Windows Vista, porém pode ser que sistemas que trabalhem mais intimamente com o sistema operacional, como anti-vírus, não funcionem. Ele conta com uma quantidade de drivers muito superior aos seus predecessores, principalmente na área de conectividade, na qual pretende facilitar ao máximo a conectividade do computador à Internet.



A interface com o usuário recebeu novos recursos muito interessantes, como novos recursos de navegação (Aero Shake, Aero Peek e Aero Snaps), um menu de contexto personalizado por aplicativo (por exemplo, ao clicar com o botão direito no Windows Media Player o menu de contexto exibe os controles de execução). Com o Explorer é possível colocar pastas num mesmo lugar, porém cada uma com origem diferente (chamam isso de conceito livraria), os favoritos são exibidos juntos com as pastas de navegação não tendo mais nenhuma separação entre eles e a pré-visualização de arquivos agora conta com suporte a mais formatos de arquivos, podendo visualizá-los dentro do próprio Explorer sem precisar usar um programa específico.
Mesmo com todos esses recursos o Windows 7 não vem com editor de imagens, editor de filmes e nem mesmo um cliente de correio de forma nativa, porém a Microsoft disponibiliza gratuitamente o pacote de aplicações Windows Live Suite que possui muito mais aplicativos que esses.

Versões
Windows 7 Starter Edition
Windows 7 Home Basic
Windows 7 Home Premium
Windows 7 Professional
Windows 7 Enterprise
Windows 7 Ultimate

As versões Starter Edition, Home Basic e Home Premium são recomendadas para usuários domésticos, o Windows 7 Starter Edition não vem com a incomoda limitação de usar somente 3 programas simultaneamente como acontece no Windows XP Starter Edition e Windows Vista Starter Edition. 

A versão Professional é recomendada para usuários de pequenas e médias empresas e conta com recursos adicionais na parte de rede como backup e restauração pela rede e a opção de rodar um programa no Modo Windows XP. A versão Enterprise é recomendada para usuários de média e grande empresa e a versão Ultimate vem com todos os recursos, incluindo suporte a 35 idiomas diferentes e sistema de  Criptografia BitLocker para disco rígido e discos removíveis.

Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional:
Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).
gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits).
16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits).
Placa de vídeo de 128MB compatível com DirectX 9 e com driver WDDM 1.0 ou superior.



Windows XP

Windows XP foi lançado em 25 de outubro de 2001 com uma interface totalmente reprojetada e centrada num centro de serviços de Ajuda e Suporte unificados. O sistema foi disponibilizado em 25 idiomas. O Windows XP se tornou um dos produtos mais vendidos da Microsoft. O sistema era tanto rápido quanto estável e os elementos de interface, como a navegação no menu Iniciar, a barra de tarefas e o painel de controle, se tornaram mais intuitivos.

Segurança:

Sabendo do aumento dos vírus de computadores e dos criminosos digitais, o medo foi, de certa forma, acalmado pelas frequentes atualizações de segurança carregadas da Internet. Com esses avisos, os usuários começaram a entender as mensagens sobre anexos suspeitos e vírus.

Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional

Processador: 233 mhz
Memoria: 64 MB RAM
DicoRigido: 1,5 Gb dispinoveis.




Versões:


Windows XP Home Edition

oferece um visual limpo e simplificado que torna os programas mais usados acessíveis rapidamente. Projetado para uso doméstico, essa versão do Windows XP oferece um assistente de configuração de rede, o Windows Media Player, o Windows Movie e capacidades para tratamento avançado de fotos digitais, permitindo girar, imprimir e copiar as imagens para um CD ou DVD.



Windows XP Media Center Edition (2002) 

foi construída para entretenimento doméstico. Através dela, pode-se navegar na Internet, assistir televisão ao vivo e DVDs e desfrutar de coleções de músicas e vídeos em uma interface que pode ser controlada por um controle remoto. Por fim, a versão Windows XP Tablet PC Edition (2002) concretiza o uso de telas sensíveis ao toque. Nos Tablets PCs, utiliza-se uma caneta para reconhecimento de escrita além do mouse e do teclado.



Fabricante


Microsoft Corporation 

Windows 98

Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 foi a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores finais. Essa foi a última versão do sistema operacional baseada no MS-DOS. Com o Windows 98, pode-se buscar as informações facilmente no computador.

Características:

abertura e o fechamento de programas rapidamente
suporte para leitura de DVDs
dispositivos USB
A barra de lançamento rápido de aplicativos.



Versões:


Windows ME (Millennium Edit)

Lançado em 14 de setembro de 2000, foi projetado para o uso residencial dos computadores e oferecia diversas melhorias para redes domésticas, músicas e vídeos. No Windows Me, lançou-se a funcionalidade de restauração do sistema, que permite voltar toda a configuração dos programas do PC para uma data ou hora antes que um problema tenha ocorrido. O Windows Movie Maker ofereceu aos usuários ferramentas para editar, salvar e compartilhar vídeos domésticos digitalmente. Além disso, com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7, os usuários puderam buscar, organizar e tocar seus arquivos de mídias digitais.



Tecnicamente falando, o Windows Me foi o último sistema operacional da Microsoft baseado no código do Windows 95. Todos os sistemas depois do Windows Me foram baseados no núcleo do Windows NT e do Windows 2000.


Windows 2000

 por sua vez, foi mais do que uma atualização do Windows NT. O Windows 2000 Professional, lançado em 17 de fevereiro de 2000, foi projetado para substituir o Windows 95, o 98 e o NT em todos os computadores e laptops de uso profissional. Construído sobre o código do Windows NT Workstation 4.0, os maiores melhoramentos do Windows 2000 foram em confiabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte para computação móvel.
Entre outros melhoramentos, o Windows 2000 Professional simplificou a instalação de dispositivos de hardware aumentando a compatibilidade deles com a tecnologia Plugand Play. Os novos dispositivos compatíveis incluíam produtos avançados de rede, dispositivos USB, Firewire e infravermelho.




Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional:

Processador 486 DX2, 66 MHz ou superior,
16MB de RAM (24MB recomendados).

Quantidade de espaço livre adequada no disco rígido. Essa quantidade varia de acordo com o método de instalação e componentes selecionados:

Atualizar de Windows 95, ou 3.1 140-315 MB (geralmente 205 MB) de espaço.
Nova instalação em sistema FAT16 210-400 MB (geralmente 260 MB) de espaço.
Nova instalação em sistema FAT32 190-305 MB (geralmente 210 MB) de espaço.

Fabricante


Microsoft Corporation 


Windows 95

O Windows 95 foi um dos primeiros sistemas operacionais a trabalhar com base em uma interface gráfica, algo que revolucionou a história da computação pessoal. Os sistemas anteriores da Microsoft, Windows 3.1 e 3.11, este voltado somente a grupos de trabalho, funcionavam em um ambiente de textos, o MS-DOS – e traziam a interface gráfica como um “algo a mais”, uma espécie de assistente.O sistema foi traduzido para 12 idiomas. As novas funcionalidades incluíam o botão Iniciar, a barra de tarefas e os botões de minimizar, maximizar e fechar em cada janela. Funcionalidades que estão presentes até hoje no Windows.



Eventuais falhas de segurança (bugs):

Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95 (para quem ainda o usa), é bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3.x.

Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional:

No lançamento do Windows 95, as versões anteriores do Windows e do MS-DOS executavam em aproximadamente 80% dos computadores pessoais do mundo. O Windows 95 era a atualização natural para esses usuários, que precisavam de um computador com processador Intel 386DX (o Intel 486 era recomendado) e ao menos 4 MB de memória RAM. As versões para atualização foram disponilizadas em disquetes e CD-ROM.

Processadores acima do 386 possuem dois modos de operação bem distintos: o modo real e o modo protegido. No modo real o processador funciona como se fosse um 8086, o processador utilizado no primeiro PC. Isto significa que ele utilizará instruções de 16 bits e, o que é pior, conseguirá acessar somente a 1 MB de memória. É o caso do sistema MS-DOS: sua grande limitação é trabalhar apenas no modo real, o que faz com que ele acesse somente 1 MB de memória (destes 1 MB, 640 KB é destinado à memória RAM).

No modo protegido, o processador consegue trabalhar no topo de seu desempenho: além de instruções de 32 bits, consegue acessar a até 4 GB de memória, além de diversos outros recursos, em especial a multitarefa, a memória virtual e o modo virtual 8086.
O Windows 3.x trabalha em modo protegido, e daí a sua grande vantagem: não possui limitações de memória e pode contar com recursos avançados fornecidos pelo processador. Há, todavia, um grande problema: o sistema operacional do Windows 3.x é o MS-DOS. Qualquer operação de manipulação de arquivos requer que o MS-DOS desempenhe este papel; o Windows precisa do MS-DOS para funções básicas.

Fabricante


Microsoft Corporation 






Windows 3X

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990. Era usado em computadores 286 e 386. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ainda era um Ambiente Operacional que rodava por cima do DOS. Substituiu o MS-DOS Executivepelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos, que simplificava as aplicações e tornava o sistema mais prático.

Versões:

As versões do Windows 3.x foram lançadas entre 1990 e 1994. A versão 3.0 foi o primeiro grande sucesso do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, o Macintosh

Windows 3.0 com Extensões Multimídia

Em 1990, a Microsoft lançou o Windows 3.0, que já fazia proveito dos ‘poderosos’ computadores equipados com o processador Intel 286 e 386, trazendo avançados gráficos de 16 cores.
A versão 3.0 foi o primeiro grande sucesso do Windows. O MD-DOS Executive foi substituído pelo Gerenciador de Programas e o Painel de Controle, tornando o sistema mais prático. A interface foi totalmente redesenhada, com uma nova coleção de ícones do Windows. O novo kit de desenvolvimento (SDK) e a grande aceitação do sistema por outras empresas colaboraram para o sucesso do Windows 3.0. Já nessa versão, o Windows trouxe o clássico jogo Paciência.



Windows 3.1

Em 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1, que era apresentado em 8 disquetes de 3,5”, com 1,44 MB cada um. O Windows 3.1 trouxe novos softwares multimídia e fontes TrueType, além de maior estabilidade. Foi nessa versão que o Windows ganhou o jogo clássico Campo minado.
Em 1993, chegou ao mercado corporativo o Windows 3.1 NT (New Technology), resultado de um projeto iniciado em 1980, que trouxe pela primeira vez a noção de grupos de trabalho em uma rede de fácil configuração. O Windows NT também foi o primeiro sistema operacional a utilizar a avançada tecnologia de 32 bits.
Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional

conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único ambiente totalmente compatível com todos os programas das versões anteriores. 



Fabricante

Microsoft Corporation 



Windows 2.1

 Foi lançado em 27 de maio, 1988, menos de um ano após o lançamento do windows 2.0.Estas versões podem tirar partido das características específicas das Intel 80286 e Intel 80386 processadores.  Um disco rígido era necessário para a primeira vez para instalar o Windows. 

Versões

Windows 286 


Windows 286 aproveita o HMA para aumentar a memória disponível para programas do Windows. Ele introduziu o HIMEN.SIS. DOS motorista para esse fim. Ele também inclui suporte para várias placa EMS , embora este apoio não está relacionado com o processador 80286 . A natureza segmentada do Windows programas é bastante adequado para o uso do EMS, como porções de código e os dados podem ser visíveis no primeiro megabyte de memoria acessível para de modo real programas somente quando o programa de usá-los é dada controle. Microsoft incentivou os usuários a configurar os seus computadores com apenas 256KB de memória principal, deixando o espaço de endereçamento de 256-640KB disponível para mapeamento dinâmico de memória EMS. 
Apesar do nome, Windows/286 foi totalmente operacional em um processador 8088 ou 8086. Windows/286 simplesmente não usar a área de memória alta uma vez que nenhum existir em um processador 8086 de classe, no entanto,EMS ainda pode ser usado, se estiver presente. Alguns fabricantes de PCs embarcados Windows/286 com 8086 hardware, um exemplo foi do IBM PS2 Modelo 25, que tinha a opção de enviar com um "DOS 4.00 e Windows kit" para os mercados educacionais, que incluiu processamento de texto e software de apresentação útil para estudantes, o que resultou em alguma confusão quando os compradores deste sistema recebeu uma caixa chamada Windows/286 com uma máquina que foi definitivamente menos de uma 80286. 


Windows 386

Windows/386 era muito mais avançado do que o seu antecessor. Ele introduziu um modo protegido kernel, acima do qual a GUI e os aplicativos são executados como um modo virtual 8086 tarefa. Ele permitiu que vários programas de MS-DOS para executar em paralelo no modo CPU "virtual 8086", ao invés de sempre suspendendo aplicações de fundo. (Aplicativos Windows já poderia correr em paralelo através de multitarefa coorporativa) Com a exceção de alguns poucos kilobytes de sobrecarga, cada aplicativo DOS pode usar qualquer pouca memória disponível antes do Windows foi iniciado. 
Windows/386 também forneceu emulação EMS , utilizando os recursos do 80386 de gerenciamento de memória RAM para fazer além de 640k se comportam como a memória bancados anteriormente apenas fornecido por placas de expansão e utilizada por aplicações populares do DOS. (Por substituindo o arquivo WIN200.BIN com Comando.com , é possível utilizar a emulação EMS em DOS sem iniciar a interface gráfica do Windows.) Não houve suporte para sistemas baseados em disco da memoria virtual , para que vários programas DOS tinha que caber dentro do memória física disponível e, portanto, a Microsoft sugeriu comprar adicional de memoria. cartões e, se necessário.

Nenhuma destas versões trabalhou com gerenciadores de memoria DOS, como CEMM ou QEMM ou com extensores do DOS , que têm o seu próprio gerenciamento de memória estendida e executados em modo protegido também. Esta situação foi remediada na versão 3.0, que é compatível com Programa de Controle Virtual (VCPI) em "modo padrão" e com DOS Protect Mode Interace de  (DPMI) no modo "avançado 386" (todas as versões do Windows 3,0-98 explorar uma brecha em EMM386 para configurar o modo protegido). Windows 3.0 também tinha a capacidade de usar o DWEMM direto Escrever módulo de memória aprimorado. Isto é o que permite que o muito mais rápido e mais elegante interface gráfica do usuário, bem como verdadeiro suporte de memória estendida. 

O Windows 2.11 

Em 13 de março de 1989, o Windows 2.11 foi lançado em Windows/286 e Windows/386 edições, com algumas pequenas alterações no gerenciamento de memória,Apple Talk apoio e uma impressão mais rápida e drivers de impressora atualizados.

O Windows 2.11 foi substituído pelo Windows 3.0 maio 1990, mas suportado pela Microsoft por doze anos, até 31 de dezembro de 2001.

Windows 2.0

O Windows 2.0 foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o Software para Scanners da Hewllet Parckard . Foi lançado em 9 de dezembro  de 1987  e substituído, posteriormente, pelo Windows 3.0  em  1990.

Características

Windows 2.0 permitiu janelas de aplicativos para sobrepor um ao outro ao contrário de seu antecessor, o Windows 1.0 , que pode exibir janelas apenas em azulejos.  Windows 2.0 também introduziu mais sofisticados os atalhos de teclado e com a terminologia de "Minimizar" e "Maximizar", como oposição a "iconize" e "Zoom" no Windows 1.0. A configuração básica janela introduzido aqui iria durar até o Windows 3.1.Como o Windows 1.x, 2.x aplicativos do Windows não pode ser executado em Windows 3.1 ou até sem modificações, uma vez que não foram projetados para o modo protegido.  Windows 2.0 também foi a primeira versão do Windows para integrar o painel de controle. 

Os novos recursos do Windows 2.0 incluía gráficos VGA (embora 16 cores apenas).  Foi também a última versão do Windows que não necessitam de um disco rígido. A EGA do Windows 2.x, drivers VGA, e Tandy nomeadamente forneceu uma solução alternativa no Windows 3.0 para usuários que queriam gráficos a cores, em 8086 máquinas (uma característica que a versão normalmente não suportam). Suporte de memória EMS também apareceu pela primeira vez.

Novas Aplicações:

As primeiras versões do Windows de Microsoft World e Microsoft Execel  funcionou em Windows 2.0 suporte ao desenvolvedor de terceiros para Windows aumentou substancialmente com esta versão (alguns enviados do software Windows Runtime com as suas aplicações, para os clientes que não haviam comprado a versão completa do Windows). No entanto, a maioria dos desenvolvedores ainda manteve Dos  versões de seus aplicativos, como os usuários de Windows ainda eram uma minoria distinta do seu mercado. Windows 2.0 era ainda muito dependente do sistema DOS e ele ainda não tinha passado a marca de 1 megabyte em termos de memória. 

Havia alguns aplicativos que vieram com o Windows 2.0:

Calc.exe- uma calculadora.
Calendar.exe - Software de calendario
Cardfile.exe - um gerenciador de informações pessoais.
Clipbrd.exe - software para visualizar o conteúdo da área de transferência.
Clock.exe - um relógio 
Control.exe - o utilitário do sistema responsável pela configuração Windows 2.0 
Cvtpaint.exe- convertido arquivos de pintura para o formato 2.x 
Msdos.exe - um simples gerenciador de aplicativos
Notepad.exe - um editor de texto
Paint.exe - um  editor de graficos Raster que permite aos usuários pintar e editar imagens de forma interativa na tela do computador 
Pifedit.exe - um arquivo de informação sobre o editor que define como um programa do DOS deve se comportar dentro do Windows
Reversi.exe- um jogo de computador
Spooler.exe- o spooler de impressão do Windows, um programa que gerencia e mantém uma fila de documentos a serem impressos, enviá-los para a impressora assim que a impressora está pronta
Terminal.exe - um emulador terminaa. 
Write.exe - um simples processador de texto .



Eventuais falhas de segurança (bugs)

O Windows 2.0 praticamente possui a mesma interface do Windows 1.0. Com isso os computadores daquela época eram muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade.

 Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional

Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5.1/4" de 360 KB, em 6 disquetes de baixa densidade de 720 KB cada um ou ainda em 4 disquetes de alta densidade de 5.1/4 de 1220 KB.

Fabricante


Microsoft Corporation 


Windows 1.01


A primeira versão do windows foi recriada em um simulador elaborado pelo engenheiro de software Jeff Par. O emulador foi desenvolvido com Java Script em 1985 e possui recursos simples se comparados ao sistema operacional atual, o Windows 8.1.

Principais Recursos:

Relógio
Bloco de Notas
Editor de textos
Reversi-O game de estratégia é baseado em um tabuleiro de 8x8, e oferece uma competição entre               jogadores com peças da cores branca e preta. O objetivo é tomar as posições de seu adversário. Para         isso, é necessário colocar novas peças clicando em espaços vazios, desde que elas formem uma linha           com outra peça, contendo apenas as do oponente entre elas. 

O editor de texto WRITE.EXE possui funções básicas, como alinhamento de parágrafo, diferentes fontes tipográficas (Helvetica, Courier e Times) e textos no cabeçalho e pé da página, que podem ser modificados nas opções “Character”, “Paragraph” e “Document”.

Já o primeiro Paint, o “PAINT.EXE, possui vários recursos que se mantiveram até as novas versões. Porém, o software não está disponívem em cores. Em compensação, é possível editar padrões, incluir textos.




Eventuais falhas de segurança (bugs):

Travamento do Paint
Travamento do Prompt de comando (já que não abria paginas)




Bloqueio na criação de Aquivo se passa-se de 8 caracters.





Hardware mínimo necessário para execução do sistema operacional:

O simulador também possui limites de processamento semelhantes aos da época, com menos de 1 MB de memória disponível e 65K de RAM. Isso significa que abusar de algumas funções simples de programas.

Fabricante


Microsoft Corporation 





Evolução dos Sistemas Operacionais

Ms-Dos

O sistema MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft), também chamado de PC-Dos, ou somente DOS, foi desenvolvido para microcomputadores isolados e de usuário único, para atender às necessidades do usuário principalmente de processamento sequencial. A partir dos anos 80, o MS-DOS tornou-se o sistema padrão para a maioria dos computadores de 16 bits. O DOS é um sistemas fácil de se entender, assemelha-se aos sistemas operacionais mais antigos, pois processa sequencialmente os programas de apenas um usuário, possui vantagens pela facilidade de operação e na simplicidade dos comandos, levando somente algumas horas de instrução para o usuário aprender a manipular os arquivos e os dispositivos de seu computador.

Principais Recursos:

Date – Este comando quando sem parâmetros exibe a data atual do sistema e solicita uma nova data no formato “dd-mm-aa”, para não alterar é só pressionar [Enter].




Time – Exibe a hora atual do sistema e solicita uma nova hora no formato “hh:mm:ss”, para não alterar é só pressionar [Enter].

VER – Exibe a versão do sistema operacional.






DIR – Exibe o conteúdo da pasta atual e informa o número de arquivos, o espaço utilizado pela pasta e o espaço livre no disco.

CLS – Este comando limpa a tela e colocando o cursor na primeira linha do prompt.




MD – Cria uma pasta no diretório corrente com o nome especificado.         


CD – Muda a pasta corrente para a pasta especificada.
Parâmetros - / - o parâmetro barra “/” muda o diretório corrente para o diretório raiz.




RD – Remove pasta caso a pasta não tenha arquivos ou subdiretórios.

TREE – Exibe graficamente os diretórios e subdiretórios do diretório raiz ou da pasta especificada.


REN – Renomeia o arquivo especificado para o nome especificado.



COPY – Copia um ou mais arquivos para o diretório especificado.



DISKCOPY  – Este comando faz cópias de discos flexíveis (disquetes) de uma unidade para a outra. Caso só tenha uma unidade de disquete é só especificar a unidade duas vezes que o programa avisa quando deve-se inserir o disquete virgem.



MOVE – Move arquivos de um diretório para outro.



TYPE – Exibe o conteúdo de um arquivo na tela.



FORMAT – depois do comando CD este provavelmente é o comando mais utilizado pelos técnicos de informática. Este comando apaga todo o conteúdo de um disco.

DEL – Comando que apaga um ou mais arquivos especificados.



DELTREE – Apaga o diretório especificado e todos os seus arquivos e subdiretórios.


Versões

Versão 1.0 

O sistema operacional era constituído por três programas: o ibmbio.com, que tratava do disco e do sistema de entrada/saída voltado a caracter; o ibmdos.com, que é o gerenciador de arquivos e do disco, e o comannd.com. A primeira versão do MS-DOS, a exemplo do CP/M, suportava somente um único diretório, ou seja, não suportava subdiretórios. Ao digitar o comando dir, para listar todos os arquivos do diretório corrente, o que você realmente via era a listagem de todos os arquivos do sistema.                                                   Apesar da versão 1.0 do MS-DOS ter sido compatível com o CP/M, ela era melhor que este. O MS-DOS trazia informações sobre o arquivo como o tamanho exato do mesmo, tinha um algoritmo melhor para alocação de disco e era muito mais rápido. A versão 1.1 foi liberada pela Microsoft em 1982 e também consertou alguns bugs.
Versão 2.0 
A IBM em março de 1983 lançou o PC/XT, seu primeiro computador pessoal equipado com disco rígido junto com a nova versão 2.0 do MS-DOS. O sistema de arquivo do MS-DOS foi quase todo inspirado no do Unix. O MS-DOS no sistema de arquivo usa o conceito de FAT e o Unix usa o conceito de I-nodes. As chamadas open, read, write e close estavam presentes na versão 2.0, exatamente com a mesma estrutura do Unix.
Versão 3.0 

A IBM lançou o PC/AT em agosto de 1984, seu primeiro computador pessoal baseado no chip 286. Nesta época também surgiram discos de 10MB e o conceito de disco em RAM, através da qual uma parte da memória era usada como se fosse um disco muito rápido.
Versão 4.0 
Depois de a IBM ter se convencido que o OS/2 não iria ser aceito pelos usuários, ela surpreendeu lançando o MS-DOS versão 4.0, o qual a Microsoft também produziu. Para obter a versão 4.0 a mesma usou o método de engenharia reversa, distribuindo-o através dos fabricantes de clones do PC. Tanto a IBM quanto a Microsoft se convenceram de que o MSDOS não iria desaparecer, pois em lugar de contribuir para exterminar o MS-DOS, como fora a intenção revelada de ambas as empresas, elas estavam melhorando o sistema que não deveria continuar.
 Versão 5.0 
A versão 5.0 foi anunciada em abril de 1991. Nesta versão foi considerada seriamente a questão da memória estendida. Apesar de ainda haver a restrição na memória estendida de apenas poder-se usar 640K, esta versão é capaz de manter por mais tempo a maior parte de seu próprio código na memória estendida, logo fica disponível para os programas de usuário em torno de 600K.
  Versão 6.21
Lançada em Março de 1994, surgiu devido a problemas legais. A empresa Stac Electronics acionou judicialmente a Microsoft, que foi forçada a remover o DoubleSpace de seu sistema operacional.Em Maio de 1994, a Microsoft lançou o MS-DOS 6.2, com outro pacote de compressão de disco, DriveSpace, licenciado da VertiSoft Systems.
Ele foi retirado do mercado pela Microsoft em 30 de Novembro de 2001
O MS-DOS 6.2 foi a última versão stand-alone do sistema disponível ao público.A Microsoft também lançou as versões de 6.23 a 6.25 para bancos e organizações militares Estadunidenses.

Segurança:

Um dos únicos Antiviris usados no Ms-Dos era: ESET NOD32.
Tendo as Principais características:
  • Poderoso aplicativo de 32 bits.
  • Interface gráfica amigável com a execução da linha de comando.
  • Limpa vírus que não pode ser limpo em outros sistemas operativos.
  • Verifica a memória do sistema para a infiltração.

Falhas de Segurança:

  • As vezes não consegue iniciar corretamente (forçando o sistema entrar no modo de segurança)
  • Usa espaço alto para sua memoria
  • As vezes demora para iniciar o programa demorando um Tempo de 2 a 6 segundos ao iniciar o sistema.
  • As vezes executa automaticamente ou não executa, quando aberto corretamente.





Hardware

A CPU do computador não pode funcionar bem sem um sistema operacional. O MS-DOS coordena o hardware e permite que a CPU comunique-se com quase todas as partes de seu computador.
Após carregar o sistema operacional (geralmente logo após o computador ter sido ligado), ele é mantido na memória de acesso aleatório do computador (RAM). A memória RAM é temporária, isto é, ela só é mantida pela força elétrica do computador. Quando este é desligado ou a energia é cortada mesmo que por alguns segundos, todas as informações guardadas em RAM são perdidas.

Fabricante


Microsoft Corporation